Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas encerra edição 2012


27/11/2012 – Organizadores da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (Obfep) comemoram o resultado da edição 2012, que esteve presente, pela primeira vez, em todo o território brasileiro. Com a participação de 1,2 milhão de alunos neste ano, a Obfep é destinada ao Ensino Médio e ao último ano do Ensino Fundamental. A Olimpíada tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Educação (MEC).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

A iniciativa visa valorizar a escola pública, a melhoria do ensino e o estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela ciência, em geral, e pela física em particular. Como atividade paralela à Olimpíada Brasileira de Física, promovida pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Obfep foi organizada em caráter piloto nos últimos dois anos.

Um dos objetivos gerais da Obfep é criar nos jovens estudantes um perfil diferente, visando um método educacional que se baseie não só na teoria, mas também na prática cotidiana. A iniciativa, nos moldes da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), traz como diferencial a experimentação científica.

A Olimpíada premiará alunos e, em função do desempenho destes, professores, escolas e secretarias de educação. A premiação compreende dois níveis – nacional e estadual – e se baseia exclusivamente no resultado das provas da segunda fase.

Serão concedidas 240 medalhas de ouro e a mesma quantidade de prata e de bronze aos alunos das escolas municipais, estaduais e federais que obtiverem, considerando a modalidade de escola, as 20 primeiras colocações na classificação nacional, em cada uma das séries/anos. Para a premiação estadual, são 972 medalhas para cada nível, reconhecendo os 36 alunos que obtiverem maior pontuação em cada Estado.

O resultado das provas será divulgado em fevereiro de 2013. Para mais informações, acesse o portal do evento.

Ouça a reportagem da RádioWeb C&T, clique aqui.

Fonte: Ascom MCTI

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *