Pesquisa analisa o comportamento dos motoboys em Manaus


Estudo mostra que pressão de patrões é a principal causa das irregularidades cometidas por esses profissionais em Manaus

Uma pesquisa de mestrado, realizada pela estudante Rosimar Van Dyke de Lima Canto, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), traça o perfil dos motoboys em Manaus e aponta as principais irregularidades cometidas por esses profissionais no trânsito da cidade. Tais irregularidades, de acordo com o estudo, é resultado de uma pressão das empresas para as quais os motoboys prestam serviço, principalmente dos que fazem entrega de produtos.

Um dos objetivos iniciais do trabalho, intitulado “Síndrome de Burnout e fatores associados ao comportamento no trânsito: um estudo dos motoboys”, era verificar a ocorrência da síndrome entre esses profissionais. Porém, a hipótese não se confirmou. A pesquisadora concluiu que “a tendência geral dos motoboys é apresentar um nível moderado de sentimentos de exaustão emocional e moderado nível de despersonalização e alta realização pessoal”.

A Síndrome de Burnout é uma doença do trabalho caracterizada por um tipo de estresse ocupacional, durante o qual a pessoa consome-se física e emocionalmente, resultando em exaustão e em um comportamento agressivo e irritadiço.

“Estes resultados indicam que, de maneira geral, os motoboys sentem-se emocionalmente esgotados, com perda progressiva de energia vital e um constante desequilíbrio entre o trabalho e o cansaço ou esgotamento vivenciado. No entanto, ainda sentem-se realizados com seu trabalho, imputando boa qualidade e sentimentos de adequação pessoal e profissional”, escreveu Rosimar Canto, nas considerações finais da dissertação.

A pesquisadora entrevistou 41 motoboys (todos do sexo masculino), entre 20 e 49 anos, que utilizam a motocicleta para a entrega de encomendas de clientes de drogarias, lojas de autopeças, óticas, restaurantes, pizzarias, agências de viagens e escritórios.

Os pesquisados relataram que a pressão decorrente da pressa na entrega para garantir a satisfação do cliente é o principal fator de imprudência no trânsito. Com metas a cumprir, os motoboys fazem ultrapassagem pela direita e, na maioria das vezes, andam em velocidade acima do permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro nos perímetros urbanos.

Além da obrigação de chegar cada vez mais rápido ao cliente, os motoboys também são vitima de um trânsito caótico na cidade de Manaus, com motoristas de carros, ônibus e caminhões “trancando” suas motocicletas e ameaçando suas vidas.

Diante dessas circunstâncias, os motoboys ficam cada vez mais propensos a desenvolver a Síndrome de Burnout. No caso de Manaus, a pesquisadora alerta: “Recomenda-se algumas atividades preventivas, buscando reduzir os fatores desencadeadores”.

Entre as sugestões apresentadas pela pesquisadora estão: a ginástica laboral nos intervalos das entregas; reuniões com os motoboys para discutir seus sentimentos em relação à atividade e buscar soluções para os problemas causados pelo estresse; atividades grupais lúdicas, como dinâmicas de grupo e recreação.

A pesquisadora recebeu bolsa de estudo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) para cursar o mestrado na UFPB.

 

Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *