Pesquisa avalia conservação e melhoramento genético da Sumaúma
05/11/2012 – A árvore Sumaúma (Ceiba pentandra) é uma espécie muito apreciada pela indústria florestal, principalmente para a fabricação de móveis e como madeira estrutural. No entanto, a exploração intensiva da espécie nas últimas décadas está provocando uma perda considerável de populações naturais de sumaumeiras.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Para evitar um quadro pior, um estudo realizado pela pesquisadora e mestre em Biologia Urbana, Perla Pimentel da Silva, que contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad), apontou para a eficácia do cultivo in vitro para a conservação e melhoramento genético da espécie.
De acordo com Silva, o cultivo in vitro, é uma das principais ferramentas biotecnológicas utilizadas para a captação e fixação do ganho genético e propagação clonal de genótipos selecionados. “Este tipo de cultivo constitui uma estratégia importante, tanto para solucionar problemas na propagação, quanto na melhora genética clássica e biotecnológica das plantas”, afirmou.
A pesquisadora também explica que uma das principais restrições que podem vir a ocorrer com este tipo de cultura são o declínio na capacidade de enraizamento com o envelhecimento ontogenético, processo que descreve a origem e o desenvolvimento de um organismo desde o ovo fertilizado até sua forma adulta e o limitado número de gemas que podem ser produzidas a partir de cada planta matriz.
Resultados
Segundo Silva, os resultados obtidos pela pesquisa demonstraram que a sumaúma não apresentou dificuldades para ser manipulada in vitro. “Além disso, é possível afirmar que os resultados são inéditos para esta espécie e novos estudos devem ser realizados com objetivo de otimizar a regeneração da sumaúma", esclareceu.
Além disso Silva destaca que “observou-se também, através da pesquisa, que o uso de baixas concentrações de hipoclorito de sódio, cloreto de sódio e nitrato de prata promoveram os melhores resultados referentes ao estabelecimento da cultura in vitro", revelou Silva.
De acordo com o resultado da pesquisa, intitulada ‘Cultivo in vitro de Sumaúma (Ceiba pentandra)’, apresentada ao programa de pós-graduação em Biologia Urbana da Universidade Nilton Lins, em 2010, a cultura in vitro de plantas é uma técnica que não apenas apresenta importância prática na área florestal e agrícola, mas também, na área científica. Dentro do campo da biologia de plantas essa é considerada umas das técnicas mais polivalentes.
Sobre a Sumaúma
A Sumaúma é uma espécie florestal da família Bombaceaea com ocorrência natural em áreas secas e inundadas no Norte do Brasil. Pode ter entre 10m e 30m altura e tem um tronco muito volumoso, até 3m no diâmetro com contrafortes. O tronco e muitas das pernadas maiores, muitas vezes, estão rodeados de uma enorme quantidade de espinhos simples, muito grandes e robustos.
As folhas são compostas de 5 a 9 lóbulos, cada um com cerca de 20 cm. As árvores adultas produzem frutos que contêm as sementes cercadas por uma fibra macia, amarelada que é uma mistura do linho e de celulose.
Sobre o Posgrad
O Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu consiste em apoiar, com bolsas de mestrado e doutorado, e auxílio financeiro, as instituições localizadas no Estado do Amazonas que desenvolvem programas de pós-graduação Stricto Sensu credenciados pela Capes.
Janaina Karla – Agência FAPEAM