Pesquisa de doutorado investiga festas populares do Brasil
12/11/2012 – Um estudo de doutorado está sendo desenvolvido com o objetivo de conhecer as características distintas das manifestações culturais por meio das festas populares nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. Com o tema ‘Festas populares: memória e trajetória da cultura popular brasileira’, a pesquisa está sendo desenvolvido pela doutoranda em Ciências da Religião, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Rosângela da Silva Gomes.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A pesquisadora explicou que o trabalho tem a perspectiva de contribuir com o entendimento sobre a noção de pertencimento e valorização da riqueza cultural existente na sociedade brasileira, bem como, possibilitar à sociedade esclarecimentos sobre o hibridismo e a pluralidade cultural no campo religioso brasileiro.
A referida pesquisa é uma das quatro propostas recém-contempladas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), no âmbito do Edital 005/2012 do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (RH-Doutorado – Fluxo Contínuo), conforme Decisão 211/2012.
Gomes salientou que a proposta será desenvolvida por meio do Grupo de Pesquisa/CNPq: Religião, Cultura e Sociedade que visa pesquisar a função social e a evolução cultural das festas populares na sociedade brasileira. “O campo investigativo está fundamentado no estudo de três grandes manifestações culturais: o Boi-Bumbá no Estado do Amazonas, o Círio de Nazaré no Estado do Pará, e a festa Cavalhadas no Estado de Goiás”, afirmou.
Para Gomes, as festas tradicionais de diferentes localidades envolvem a pressão dos grupos sociais que as ensejam, com o pressuposto de influenciar e negociar um resultado coletivo.
Hibridismo e a resistência cultural
Nesse sentido, a pesquisa buscará confirmar ou não que o hibridismo é uma forma de resistência cultural na qual, com elementos distintos, são construídas novas formas culturais. “Além disso, os registros de memória que pressupõem o reconhecimento da diversidade cultural da população brasileira, sua amplitude por meio da pesquisa trazem consigo benefícios para a coletividade pelo conjunto de memória e história, das crenças, da moral, dos costumes, das leis e hábitos desenvolvidos pelos seus agentes sociais”, completou a pesquisadora.
Apoio da FAPEAM
“A partir de produções escritas, o projeto, que tem o apoio do governo estadual, por meio da FAPEAM, contribuirá de forma significativa para o aprofundamento dos estudos a respeito da diversidade cultural presente na sociedade, abrindo reflexões em panorama contemporâneo sobre as interfaces que abrangem o patrimônio sociocultural brasileiro”, finalizou a pesquisadora.
Sobre o Programa
O Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (RH-Doutorado) – Fluxo Contínuo consiste em conceder bolsas de doutorado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em Programa de Pós-Graduação recomendado pela Capes em outros Estados da Federação nas áreas de Humanas, com exceção de arqueologia; Exatas e da Terra; Agrárias; Sociais e Aplicadas; Engenharias, com exceção das engenharias Agrícola, de Materiais, Metalúrgica, Naval, Química, Sanitária; Biológicas, com exceção de Farmacologia; Saúde; Linguística, Letras e Artes; Multidisciplinar.
Sebastião Alves – Agência FAPEAM