Pioneirismo empresarial é tema de Seminário Nacional
05/12/2012 – O projeto ‘Pioneirismo & Empreendedores: Saga do Desenvolvimento no Brasil realizou, na tarde da última terça-feira, 4/11, no Centro Cultural Palácio da Justiça, a abertura do seminário ‘Pioneirismo Brasileiro e o Amazonas’. O evento, que contou com a participação da diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Maria Olívia Simão, está discutindo o legado de 24 empreendedores estudados pelo professor da Fundação de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (Feausp), Jacques Marcovitch, destacando entre eles, o professor universitário e empresário, Samuel Benchimol.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A diretora-presidenta da FAPEAM, junto ao titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Thomaz Nogueira e o representante da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC/AM), Antonio Auzier, contextualizam o Estado do Amazonas na história do pioneirismo do empreendedorismo nacional, cujas ações se deram a partir do declínio do Ciclo da Borracha, em que os personagens criativos e empreendedoras encontram soluções para alavancar o desenvolvimento regional.
Simão acrescentou que, na atualidade, a FAPEAM participa do processo de desenvolvimento científico e tecnológico para fomentar a inovação regional, utilizando como exemplo as ações de fomento à Educação Básica, que está fortalecida por meio, por exemplo, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr), que foi o primeiro programa de apoio da Fundação. “A Educação Básica é o suporte para que o Estado alcance um patamar de desenvolvimento. Não se pode construir um prédio sem o alicerce e, por conta disso, não haverá transformação, sem pensar em CT&I. Por isso, o conhecimento é fundamental nesse processo”, defendeu.
Ela destacou ainda a preocupação da FAPEAM na construção da base da pirâmide do conhecimento, demonstrando que somente assim, o Estado terá excelência tecnológica e de inovação, a partir de investimento a longo prazo para a formação de Recursos Humanos. “Essa é uma política prioritária não somente para a pós-graduação, mas também na Educação Básica. Se nós não investirmos na melhoria da Educação Básica cada vez mais teremos doutores e mestres míopes”, frisou.
Nesse sentido, Simão disse ainda que é necessário o investimento prévio educacional, estimulando aqueles que querem trilhar o caminho da formação científica, e cita o Programa Ciência na Escola (PCE) como uma ação de grande envergadura, que oferta bolsas para alunos e para professores da Rede Pública de Ensino para que eles desenvolvam atividades voltadas para a educação científica no âmbito da Educação Básica.
A aproximação entre a Academia e o empreendedorismo foi mencionada pela diretora-presidenta, que associou o professor Samuel Benchimol como exemplo de trajetória para esses jovens pesquisadores.
Para Jacques Marcovitch, Samuel Benchimol foi um dos poucos casos de empreendedores que combinou a dimensão empresarial e a academia, ou seja, o empresário com o pesquisador. “O que nós temos, portanto, é uma referência entre os 24 personagens que revelaram capacidade de resistência diante das adversidades e de construir uma visão de futuro que foi viabilizada”, comentou o coordenador.
Marcovitch disse ainda que, a realização do evento, perpassa pela construção de valores que deveriam integrar a sociedade. Segundo ele, a ideia é encontrar nos problemas e desafios, as oportunidades como formas de viabilizar projetos de vidas, fazendo disso um sentimento de luta e significado, no sentido de fazer a diferença.
Ele finalizou destacando as ações da FAPEAM com o apoio às micro e pequenas empresas por meio do Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Micro e Pequenas Empresas na Modalidade Subvenção Econômica (Pappe Subvenção/Finep Amazonas). “Acredito que isso possibilita aos empresários exemplos, tanto de êxito quanto de dificuldade enfrentadas”, finalizou.
Sebastião Alves – Agência FAPEAM