Projeto do PCE estimula cultivo de hortaliças na escola
13/08/2012 – Para se ter uma boa saúde é preciso ter uma alimentação saudável e rica em vitaminas. Mas como incluir hortaliças e verduras na dieta dos estudantes? A solução encontrada pela comunidade da Escola Profª Maria Isabel dos Santos, localizada em Santo Antônio do Içá, no Alto Solimões (distante 888 quilômetros da capital), foi desenvolver o projeto ‘Horta na Escola’, que teve como proposta enriquecer a merenda escolar, por meio do plantio doméstico. Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), via Programa Ciência na Escola (PCE), professores e alunos tiveram a oportunidade de conhecer sobre plantas que poderiam ser cultivadas, aprenderam sobre o clima, o solo e o valor nutritivo de cada espécie. Os resultados da pesquisa foram apresentados no seminário de Avaliação Final do Projeto, realizado na última quinta-feira (09/08), no município.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Coordenado pela professora Berli Lopes Maia, o projeto trabalhou nos alunos a inclusão de alimentos orgânicos no cardápio da escola. “O projeto é motivo de orgulho, pois foi possível integrá-los em uma nova experiência alimentícia”, disse Maia. Além da mobilização dos estudantes para que a horta fosse implantada, houve também a conscientização sobre a importância da reciclagem, que consistiu no recolhimento de garrafas PET (plásticas) para reaproveitamento. Ela ressaltou que o projeto foi unânime na preferência da comunidade escolar. “Todos se empenharam, o que colaborou para o sucesso da atividade”, pontuou.
Para o estudante Israel Ruben Reis, a pesquisa transformou sua vida, melhorou suas notas e também o seu dia a dia dentro e fora da escola. “Antes eu era um menino calado e com notas baixas. Quando me tornei bolsista de iniciação científica, o espírito científico despertou em mim. Quero que meus colegas de classe também o tenham. Por isso, mobilizei a todos para que o projeto se tornasse parte de toda escola. Fiquei feliz por estar inserido na atividade”.
Participaram do projeto os alunos: Arenaide Garcia Ribeiro, Ana Carla Montalvão, Jaciara Laranhaga, Jessica Bianca Ramires, Israel Rubem Reis e Wenderson Girão.
Atividades desenvolvidas
Ao longo de seis meses, os estudantes fizeram, primeiramente, a escolha da área de plantio, capinaram o mato e revolveram a terra, adubaram o solo com restos orgânicos, nivelaram o canteiro, fizeram o plantio na sementeira e o levantamento específico de cada espécie plantada. Conforme a bolsista de Apoio Técnico, Arenaide Garcia Ribeiro, mensalmente foi realizada uma tarefa para que a equipe alcançasse êxito nos objetivos traçados.
“Nos meses de junho e julho, colocamos os alunos para delimitaram a área onde foram colocados os canteiros, para a montagem da horta. O trabalho foi feito com os conhecimentos da disciplina de Matemática. Nos meses de agosto e setembro, fizemos o plantio das hortaliças, como couve, alface, cebolinha e chicória e, por fim, nos meses de novembro e dezembro, fizemos o recolhimento das verduras”, finalizou Ribeiro.
Apoio da FAPEAM
Lopes foi enfática ao relatar como a FAPEAM ajudou no sucesso do projeto. “O papel da Fundação foi essencial para que os bolsistas tivessem êxito, pois ajudou a despertar a consciência social de preservação do meio ambiente e também o lado científico. Sinto-me feliz de ver que o final foi positivo”, disse.
Sobre o PCE
O Programa Ciência na Escola (PCE) é uma iniciativa do Governo do Estado, via FAPEAM, que incentiva alunos dos ensinos Fundamental, Médio e de educação profissional a participarem de projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas públicas municipais e estaduais da capital e interior do Amazonas. O programa é realizado em parceria com as secretarias Estadual de Educação (Seduc) e Municipal de Educação (Semed) de Manaus e Itacoatiara, e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM).
Redação: Rafaela Vieira
Edição: Luís Mansuêto – Agência FAPEAM