Qualidade dos projetos do Pappe Subvenção surpreende avaliadores


23/11/2012 – O Seminário de Avaliação Final do Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Micro e Pequenas Empresas na Modalidade Subvenção Econômica (Pappe Subvenção/Finep Amazonas) Edital 017/2008, avaliou na tarde desta quinta-feira, 22/11, quatro empresas, mediante apresentação dos resultados de projetos de produtos inovadores. As apresentações aconteceram no Auditório Tauató da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O representante da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Renato Cislaghi, disse que as apresentações das empresas financiadas pelo Pappe Subvenção/Finep Amazonas permitem uma análise com feedback, no sentido de melhorar o desenvolvimento dos projetos. “A partir do próximo ano serão repassados recursos à FAPEAM para o lançamento do edital Tecnova, que atenderá a uma grande demanda de empresas no Amazonas”, adiantou.

Segundo o avaliador e representante da Universidade Federal de Pernambuco (UFP), professor Abraham Benzaquen Sicsu, que acompanha o Programa Pappe Subvenção/Finep Amazonas desde o início houve uma importante evolução dos projetos. Ele acredita que há grandes conquistas para serem alcançadas por meio do Programa, oportunizando empresas no campo da inovação

“Um obstáculo nesse contexto é o processo de aprendizagem que as micro e pequenas empresas estão passando no País, pois a maioria pensa que a inovação é somente pesquisa tecnológica. Mas sabemos que  inovação está muito além disso, pois ela deve chegar ao mercado  consumidor transformando e trazendo benefícios sociais e econômicos”, explicou Sicsu.

O consultor destacou ainda que etapas como o desenvolvimento de processos de engenharia e otimização de parâmetros são indicadores que podem chegar a um produto que seja vendável ao cliente.

Resultado positivo

A empresa Oiram Indústria de Produtos Alimentícios, que desenvolveu o projeto ‘Bebida alcoólica fermentada de cupuaçu’ teve financiamento de quase R$ 200 mil por meio do Pappe para o desenvolvimento do vinho de cupuaçu. O gestor Mário Fogasa disse que o projeto é uma maneira de transformar um sonho em realidade.

“Jamais conseguiria realizar um projeto dessa natureza sem o apoio da Finep e da FAPEAM. Considero justa a apresentação como prestação de contas para que outros empresários tomem conhecimento sobre o que está sendo feito em termos de inovação no Estado do Amazonas”, relatou.

O objetivo da empresa Oiram é consolidar o produto tipicamente amazônico, deixando nele a marca Amazônia. “Quero trabalhar com ele no contexto da cidade de Manaus para que ele seja uma referência de nossa região nesse segmento de mercado,” frisou o empresário.      

/Tecnologia em microfones

O representante da empresa Alô Som Componentes Eletrônicos da Amazônia, Job Cruz, que recebeu financiamento superior a R$ 184 mil, acredita que a apresentação é de suma importância, no sentido de transparecer a aplicação dos recursos para a elaboração do projeto ‘Falando com a Floresta: microfone ecológico’.

Cruz destaca a importância da FAPEAM e Finep nesse processo e acredita que os protótipos criados, possam se tornar realidade no mercado.  

“O projeto Falando com a Floresta tem por objetivo principal utilizar toda a matéria-prima da Amazônia na fabricação do microfone com fio, ou sem fio, o Kit bateria e também a inserção de sementes, como componente desses microfones, até a aplicabilidade da madeira reflorestada e proveniente de resíduos para a fabricação dos microfones em embalagem de madeira”, salientou o empresário.

Sebastiao Alves – Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *