Linhas de Ação/ Programas – 2020.
2020
Linha 01 – Fomento à Formação Sustentável de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação.
Fomentar a formação de recursos humanos desde o ensino fundamental até o pós-doutorado em todas as áreas do conhecimento para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador.
- Programa Ciência na Escola – PCE (Edital 001/2020) – CAPES/FAPEAM – Resolução 001/2020;
- Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu – POSGRAD – Resolução 006/2020;
- Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas – PAIC/AM – Resolução 006/2020;
- Programa de Desenvolvimento de Pós-Graduação – PDPG CAPES – Resolução 018/2020.
Linha 02 – Fomento e Incentivo à Internacionalização e Cooperação Interinstitucional em Âmbito Nacional e Internacional.
Fomentar projetos e/ou viabilizar projetos de pesquisa que promovam a cooperação e a integração estadual, nacional e internacional entre as instituições locais de ensino, pesquisa, inovação tecnológica e empreendedorismo científico.
- Chamada IMI “Desenvolvimento de Terapêutica e Diagnóstico para combater Infecções por Coronavírus;
- Chamada Transnacional Conjunta nº 01/2020 – ERA-NET COFUND AQUATIC POLLUTANTS – Resolução 008/2020;
- Chamada ERC – CONFAP – CNPq 2020 – Oportunidades de pesquisa na Europa para pesquisadores ativos de doutorado no Brasil – Resolução 014/2020;
- Chamada do Programa Grand Challenges Explorations – Inovações para melhorar o impacto das campanhas de saúde – Resolução 011/2020;
- Chamada MCTI/CNPq/MS/SCTIE/DECIT/Fundação Bill & Melinda Gates nº 31/2020 – Programa Challenges Explorations – Brasil: Ciência de Dados para Melhorar a Saúde Materno Infantil, Saúde da Mulher e Saúde da Criança no Brasil – (Resolução 017/2020);
- Chamada do Programa Grand Challenges Explorations – inovações em ciência dos materiais para um produto transformador de saúde e higiene menstrual – Resolução 010/2020;
- Researcher Links limate Challnge (FAPEAM);
- RISE 2020 – Marie Sklodowska-Curie Actions – Research and Innovation staff exchanbe in coordination with horizon 2020 ;
- Chamada Transnacional Conjunta – BiodivRestore 2020-2021 -Conservação e restauração de ecossistemas degradados e sua biodiversidade, incluindo o foco nos sistemas aquáticos – Resolução 016/2020;
- Chamada Green Deal H2020 – Resolução 013/2020.
Linha 03 – Apoio à Infraestrutura Resiliente para Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I).
Apoiar a implementação, adequação e modernização da infraestrutura e de Tecnologia da Informação – TI das instituições governamentais e de ensino e/ou pesquisa para o desenvolvimento de CT&I no Estado do Amazonas.
- Programa de Apoio à Consolidação das Instituições Estaduais de Ensino e/ou Pesquisa – PRÓ-ESTADO.
Linha 04 – Fomento a Popularização e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Fomentar a popularização e difusão da CT&I produzida no Estado do Amazonas para melhoria do acesso ao conhecimento, às tecnologias e seus benefícios para sociedade, para contribuir para a disseminação do conhecimento científico-tecnológico junto à população.
- Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação – POP C,T&I (Edital 002/2020.) – Resolução 02/2020;
Linha 05 – Fomento ao Empreendedorismo de Base Tecnológica e a Consolidação do Ecossistema de Inovação.
Fomentar projetos de empreendedorismo científico e de base tecnológica aos pesquisadores, docentes, estudantes, técnicos especializados das diversas instituições de pesquisa, tecnologia e inovação e das instituições de ensino superior públicas e/ou privadas, representantes do setor produtivo, representantes de cooperativas e associações.
- Programa de Apoio à Inovação Tecnológica – FINEP-TECNOVA II (Edital 007/2020) – Resolução 015/2020.
Linha 06 – Fomento a Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Fomentar e induzir pesquisas científica, tecnológica e de inovação em todas as áreas do conhecimento direcionadas ao desenvolvimento do estado, a redução das desigualdades sociais para a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida da população do Amazonas, em especial dos povos indígenas e das comunidades tradicionais, desenvolvidas por mestres e doutores, prioritariamente no interior do estado.
- Programa Estratégico de Ciência, Tecnologia & Inovação nas Fundações de Saúde com sede no Estado do Amazonas – PECTI-AM/SAÚDE (Edital 004/2020) – Resolução 004/2020;
- Chamada Pública ao Programa – FAPESP-FAPEAM (Edital 001/2020) – Resolução 005/2020;
- Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas – PAINTER (Edital 003/2020) – Resolução 003/2020;
- Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração – PELD – Chamada CNPq/MCTI/CONFAP-FAPS/PELD Nº 21/2020 – Resolução 21/2020.
Linha 8 – Fomento a Projetos para Vigilância, Redução de Riscos e Respostas a Pandemias, Endemias, Danos Sanitários e Ambientais.
Fomentar e induzir pesquisas científica, tecnológica e de inovação para o monitoramento de riscos para contribuir para o alerta precoce, redução de riscos e repostas a pandemias, endemias, danos sanitários e ambientais à população do Estado do Amazonas.
- Programa C.T&I em Emergências de Saúde Pública no Amazonas – COVID-19 – PCTI/EMERGESAÚDE/AM (Edital 005/2020) – Resolução 009/2020;
- Programa C,T&I nas Emergências de Saúde Pública no Amazonas – COVID-19 – PCTI-EMERGESAÚDE/AM – CHAMADA II – ÁREAS PRIORITÁRIAS – Resolução 012/2020.