Sect realiza 1ª Reunião do Fórum Estadual de Inovação
28/03/2011 – A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia promove nesta segunda-feira, 28 de março, no auditório da Suframa, a 1ª Reunião do Fórum Estadual de Inovação, com a presença de representantes de instituições de ensino e pesquisa, empresas e órgãos governamentais. O evento visa aproximar diferentes atores envolvidos para a promoção e desenvolvimento de inovações. Tem ainda o desafio de identificar os principais gargalos que dificultam as relações entre empresa e universidades e, principalmente, propor soluções para resolvê-los.
A inovação geralmente requer a participação de empresas, e a sua proximidade com as instituições de ensino e pesquisa precisa ser fortalecida para aumentar os índices inovadores do Estado. Isso possibilita a troca de conhecimentos e a transferência de tecnologia para o mercado, cabendo ao governo o papel de facilitador desse processo. Ambientes onde pesquisadores da academia e profissionais da indústria compartilham laboratórios e trabalham juntos para que o conhecimento gerado seja transformado em produtos e serviços à disposição no mercado têm se propagado em todo o mundo.
Segundo o secretário executivo adjunto da Sect, Dalton Chaves Vilela Júnior, a secretaria tem procurado, nos últimos anos, desenvolver ações que fortaleçam a inovação. Entre os exemplos destacados está o apoio a programas como o Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Micro e Pequenas Empresas (Pappe – Subvenção), fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) em conjunto com a Finep. Outro exemplo lembrado é o apoio à criação de Núcleos de Inovação Tecnológica nas instituições de ensino e pesquisa e a realização do Inovamazonas, evento que terá sua segunda edição em junho de 2011.
Serviço:
Tema: Reunião do Fórum Estadual de Inovação
Data: 28 de março
Horário: 15h30
Local: Auditório Floriano Peixoto/Sede da Suframa (Av. Ministro Mário Andreazza, 1.424 – Distrito Industrial)
Agência FAPEAM
Com informações da Ascom/Sect