Semana de C&T apresenta ações voltadas para a inclusão de alunos com necessidades especiais


22/10/2011 – Profissionais que atuam com deficientes visuais, auditivos, surdos, mudos e com altas habilidades estão presentes na 8ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas (SNCT-AM), que encerra neste sábado, às 18h, para apresentar os serviços de orientação e capacitação de educadores do ensino regular, oferecidos pela Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Adbel Aziz, na capital e no interior. A SNCT-AM ocorre em todo o Estado e em Manaus está concentrada no polo da Estação Ciência, no Clube do Trabalhador do Sesi, no Coroado.

Sobre os trabalhos, a gestora da escola, Lenice Salerno Santos, falou que são direcionados aos educadores de escolas públicas estaduais e municipais e em algumas escolas particulares de ensino regular e que fazem parte do plano de gestão e inclusão social do Governo do Estado.

“A educação especial se faz seguindo a política de inclusão do governo, onde é recomendado que as pessoas com deficiência, com transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades sejam atendidas no espaço da escola comum e em contrapartida esses alunos recebem uma suplementação ou uma complementação curricular”, explicou.

Para melhor atender a essa política, a gestora informa que as ações serão ampliadas e que as escolas estão passando por uma reestruturação na parte física. “O trabalho já está passando por uma ampliação, atualmente, em várias escolas, e estão sendo implantadas em salas com recursos auditivos e visuais”, afirmou.

O interior não ficará de fora dessa ação, segundo a gerente de Atendimento Educacional Específico da Secretaria de Estado de Educação (GAEE/Seduc), Hortência Macedo da Silva. “Como nosso trabalho é o atendimento específico desses alunos, damos suporte às escolas regulares para que ocorra a inclusão desses alunos. Assim como na capital, as escolas do interior também estão passando por uma reestruturação física, principalmente com as salas de recursos e capacitação profissional”, disse.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Segundo a gerente, esta semana foi realizado um seminário em Nova Olinda do Norte, onde 120 professores passaram por uma formação básica para o atendimento na educação inclusiva. As salas servirão para que os alunos recebam a suplementação e a complementação curricular. Este trabalho é realizado com o apoio de instituições como a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-AM) e Associação Pestalozzi do Amazonas.

A escola dispõe de quatro centros de apoio. “Atendemos a todas as escolas públicas do Estado do Amazonas por meio do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), do Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiencia Visual (CAP), do Centro de Apoio Educacional Especifico (Caesp) e do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades, Superdotação (NAAH/S)”, informou.

A Estação da Ciência ocorre durante a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SNCT-AM), que iniciou no dia 20 de outubro, e encerra neste sábado, dia 22 de outubro. As atividades ocorrem na Estação Ciência, das 10h às 18h, no Clube do Trabalhador do Sesi, no Coroado, zona leste de Manaus. Mais de 30 instituições estão no evento apresentando trabalhos e pesquisas desenvolvidas no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação. A entrada é gratuita.

Rosilene Correa – Agência FAPEAM

Veja mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *