Semana Nacional de C&T no Amazonas aproxima ciência da comunidade
14/10/2011 – ‘Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos’ esse é o tema da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). No Amazonas, a Semana é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect-AM) e conta com a parceria de instituições públicas e privadas que têm como foco a popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
A solenidade de abertura da Semana em Manaus acontece, no dia 20 de outubro, às 9h30, na Estação Ciência, que estará em funcionamento até o dia 22 de outubro, no Clube do Trabalhador do Sesi, em Manaus/AM.
A programação integra atividades como teatro, palestras, oficinas, apresentações, exposições e muitas outras atrações distribuídas no Papo Ciência na Escola, Palestras no Centro de Mídias, Instituições de Portas Abertas, Café Científico, Estação Ciência e Aldeia do Conhecimento. As atividades serão realizadas, durante o mês de outubro, na capital e interior do Amazonas, sendo que Coari, Itacoatiara, Tabatinga e Tefé estão preparando atividades especiais. Há ainda ações em parceria com o Estado de Roraima e com a Colômbia.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Conforme destacou o titular da Sect-AM, Odenildo Sena, a Semana Nacional de C&T é uma oportunidade ímpar para compartilhar com a sociedade o que está acontecendo no campo da Ciência, da Tecnologia e da Inovação no Brasil. “Quanto mais nós convencemos a sociedade de que a ciência faz parte da vida dela, mais a sociedade vai entender a necessidade de se manter investimentos nessa área, porque disso depende o futuro de qualquer grande país”, afirmou.
A importância da temática da Semana deste ano para a Amazônia é mais um motivador para a adesão do público. “Estamos no centro da maior e mais rica biodiversidade do planeta e a gente sabe o quanto as mudanças climáticas já vêm afetando estes biomas”, disse o secretário. “A Semana Nacional de C&T é um momento de compartilhamento e de debate, para demonstrar o que significa para o Brasil, para a região e para o mundo, a preservação dessa riqueza”, explicou enfatizando que este tema deve ser de interesse de todos. “Um acidente de percurso afeta a todos”, concluiu.
A coordenadora da Semana Nacional de C&T no Amazonas e chefe do Departamento Técnico-Científico da Sect-AM, Sílvia Paz, confirmou que a adesão da comunidade e a participação das instituições de ensino e pesquisa crescem a cada ano e podem ser mensuradas, por exemplo, pela quantidade de atividades cadastradas: no ano passado foram quase 2 mil atividades que foram realizadas em todo o Estado.
Já o público estimado foi de 150 mil pessoas, sendo que até então, a programação era destinada aos estudantes do Amazonas. “A partir desta edição, a Semana amplia sua abrangência, estendendo-se a toda a sociedade, reforçando a inclusão de deficientes e também de idosos”, acrescentou.
Confira a programação completa clicando aqui!
Fonte: Ciência em Pauta/Sect-AM