Seminário reúne mostra de pesquisas financiadas pela Fapeam/CNPq


Os programas Primeiros Projetos (PPP), Desenvolvimento Científico Regional (DCR), Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) e Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.) serão avaliados no 2º Seminário dos Programas e a Mostra Interdisciplinar de Projetos

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realiza amanhã (24), na reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a abertura do 2º Seminário de Avaliação de Programas e a Mostra Interdisciplinar de Projetos.

Frutos da parceria entre as duas entidades, os resultados parciais e finais dos programas Primeiros Projetos (PPP), Desenvolvimento Científico Regional (DCR), Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) e Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.) serão analisados por especialistas do dia 25 ao dia 27, no Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz), pela manhã, das 9h às 12h, e à tarde, das 14h às 18h.

Pesquisas na área de Ciências Humanas e Sociais, como a de Antonio Carlos Witkoski, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), intitulada “Iniciativas de etnoconservação de recursos pesqueiros no Lago Manacapuru”, serão apresentadas na forma de painel. Na mesma grande área de conhecimento, por exemplo, o trabalho da pesquisadora Tatiana Schor (Ufam) tratará do “Acesso à informação e sustentabilidade urbana na Amazônia”. Por sua vez, o estudo encabeçado pela Márcia Rufino (Ufam) abordará “As práticas turísticas na cidade de Manaus”.

No âmbito das pesquisas aplicadas, José Luis Rivera, da UEA, dissertará acerca da “Modelagem e construção de próteses de membros inferiores com aplicações de materiais amazônicos”; e Raimundo Vieira (Ufam) fará considerações sobre a “Reutilização de borracha de pneus em substituição a agregados no concreto”.

Na área de Ciências Biológicas, Ana Belarmino de Oliveira dará esclarecimentos sobre o “Fluxo de carbono na comunidade de peixes do Lago Jaêteua, Manacapuru/AM”; além de Flávia Costa, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que mostrará os resultados de seus “Estudos da diversidade beta de uma comunidade vegetal ao longo do interflúvio Purus-Madeira para determinar áreas prioritárias para a conservação” ao público.

Esse e outros estudos serão expostos durante o evento. Ao todo, 41 painéis comporão a seção de pôsteres: a Ufam apresentará 21 deles; a UEA, 5; o Inpa, 12. As Fundações de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), de Medicina Tropical do Estado do Amazonas (FMT-AM) e Vitória Amazônia (FVA), apresentarão um painel cada.

“A expectativa é que todos participem, independente de serem pesquisadores ou estudantes de grupos de pesquisa. A proposta é mostrar à sociedade em geral de que maneira o dinheiro público vem sendo investido, no âmbito da Ciência e da Tecnologia”, afirmou o diretor-presidente da Fapeam, Odenildo Sena.

Serviço:

Endereço UEA: avenida Djalma Batista, Flores, Zona Centro-Sul

Endereço Fiocruz: rua Terezina, 476, conjunto Adrianópolis.

Renan Albuquerque, da Agência Fapeam.

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *