Sistema otimizará busca de informações científicas sobre a Amazônia pela web
O objetivo é possibilitar a recuperação de informações sobre a região amazônica de forma mais rápida. Sistema utilizará ferramentas da informática e da gestão do conhecimento
Ter acesso a informações confiáveis e de qualidade é um desafio para o mundo moderno, que vive, hoje, a era das sociedades em rede. Atualmente, com um click no mouse é possível navegar pela web e ter acesso a milhões de sites, que tratam dos mais variados assuntos, por exemplo, esporte, economia, entretenimento, ciência, tecnologia e inovação (CT&I).
Com a internet, a quantidade de informações disponibilizadas passou a ser enorme. A saída encontrada por especialistas em gerenciamento de informações tem sido a utilização de banco de dados e portais de difusão científica, os quais são desenvolvidos para armazenamento, busca e recuperação de informação. Contudo, um bom sistema de recuperação é indispensável. É o que explica a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Maysa Alves da Conceição Silva, servidora do Grupo Técnico de Informática (GTI) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Silva foi uma das contempladas no edital nº 014/2008 do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (RH – Posgrad Mestrado). Ela receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 1.762 durante 24 meses, além de auxílio-instalação e deslocamento no valor de R$ 3.524. Os recursos serão utilizados para o desenvolvimento do projeto “A Web Semântica no contexto científico: um sistema para a recuperação de objetos sobre a biodiversidade da Amazônia em bibliotecas digitais, baseado nas tecnologias para a Web Semântica”.
O papel das bibliotecas digitais, segundo Silva, torna-se essencial para a sociedade no sentido de armazenar, organizar, conservar e disponibilizar informações, tais como textos, sons, imagens, mapas, gráficos, dentre outros. Por isso, ela diz que o objetivo da pesquisa é propor um sistema para a recuperação de dados científicos, especificamente sobre a biodiversidade da Amazônia, baseado nas tecnologias para a Web Semântica (recurso que interliga significados de palavras e tem como finalidade atribuir um significado – sentido, aos conteúdos publicados na internet).
“O sistema facilitará a localização de dados sobre a biodiversidade amazônica, auxiliando na disseminação e geração de mais conhecimento. Desta maneira, contribuirá para a conservação e desenvolvimento sustentável da região amazônica, para a defesa do meio ambiente, bem como para melhorar o bem-estar da população regional”, salienta.
A expectativa é que o sistema de busca de dados científicos agilize, facilite e melhore o processo de gerenciamento do conhecimento sobre a região e, assim, otimize a produção de mais dados sobre a Amazônia. Isso porque fará uso de tecnologias da área da computação e também da área de Gestão do Conhecimento (GC).
Luís Mansuêto – Agência Fapeam