Site mostra relação entre educação e tecnologia
07/11/2012 – Uma iniciativa de um grupo de estudantes da Escola Municipal Raimundo Bezerra, localizada no município de Coari (distante 636 quilômetros a oeste de Manaus) usa a internet como ferramenta para popularizar a ciência.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O site www.nativovirtual.com, já disponível para acesso, é o resultado de estudos desenvolvidos pelo mestre em Engenharia da Produção e formado em Pedagogia, professor Guilherme Pereira Lima Filho e fruto do projeto ‘Educação & Tecnologia em Anamã e Coari: processos de aprendência na nova relação com o saber’, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização (Proexti), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Segundo o professor, todas as informações e atividades do projeto foram postadas no site, o qual servirá como elo de divulgação para a sociedade. “Esperamos que no futuro, consigamos ampliar as postagens, a partir do aumento da velocidade da internet, passando para 200 Mb por segundo, o que facilitará o acesso a sites com maior rapidez, declarou o pesquisador.
O projeto teve início quando o pesquisador ministrava as disciplinas Mediação Didática e Comunicação, Educação e Tecnologia na graduação do curso de pedagógica da Faculdade de Educação da Ufam, que deram suporte ao desenvolvimento da ideia do projeto desenvolvido com a escola.
Ênfase da pesquisa
Segundo Lima, o projeto tem três linhas: A primeira voltada para as questões da motivação ao ser humano, na qual foi realizada palestra sobre motivação no ambiente de trabalho. A segunda, diz respeito à pesquisa sobre altas habilidades, para descobrir e incentivar talentos e, por último, o uso da tecnologia em sala de aula.
“Não é à toa que a introdução das novas tecnologias digitais na educação apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica. Modelos pedagógicos foram quebrados, tornando-se desatualizados frente aos novos meios de armazenamento e difusão da informação. Neste momento, mudam também os conteúdos, os valores, as competências, as performances e as habilidades tidas socialmente como fundamentais para a formação humana”, destacou o pesquisador.
Apoio ao Projeto
A concretização do projeto se deu a partir do apoio de Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do edital do Programa de Popularização da Ciência e Tecnologia (Pop CT&I) vinculado à realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
Segundo o professor, o objetivo do projeto sempre esteve no contexto da proposta do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) de popularizar a ciência e a tecnologia. Para tanto, pesquisadores do Grupo de pesquisa ‘Psicotec’, da Faculdade de Educação (Faced) realizaram palestras, oficina, minicursos, dentre outras atividades, que permitiram a interlocução com a comunidade (professores e estudantes) dos municípios de Coari e Anamã.
Associado a essas atividades foram desenvolvidas atividades lúdicas, voltadas para o público infantil como: oficina de origami e mesa-redonda com os blogueiros de Coari, voltada para a temática ‘Ativismo virtual’.
Abrangência de público
Segundo o pesquisador, a escolha dos municípios se fez em razão da Ufam sediar uma Unidade Acadêmica em Coari, o que facilitou a centralização das atividades e, em Anamã, já haviam sido desenvolvidas atividades em projetos anteriores. “Estes acessos nos possibilitou maior capilarização, a partir da realização da 9ª edição da SNCT, que ampliou as atividades, atingindo professores e estudantes de escolas do município”, declarou.
Sobre o POP CT&I
O Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação – POP CT&I tem o objetivo de
financiar a produção e distribuição de materiais educativos de CT&I e a realização de eventos de Popularização da Ciência, prioritariamente no interior do Estado do Amazonas, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amazonas, em outubro de 2013, em data a ser definida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas – Secti/AM, visando disseminar e democratizar a informação sobre a produção de CT&I. Os projetos devem propor a organização e execução de atividades que abordem diversas áreas do conhecimento, como também o tema central da SNCT, de acordo com as diretrizes propostas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.
Atualmente o edital está aberto para receber propostas de novos projetos, clique aqui.
Sebastião Alves – Agência FAPEAM