Sustentabilidade é tônica de discussões em evento na Faculdade Martha Falcão
05/11/2012 – Atualmente o principal desafio do administrador é conduzir as empresas ao lucro, aliando as ações de mercado a atitudes ecologicamente sustentáveis. Diante dessa dificuldade, contornada por diversas multinacionais que aderiram à sustentabilidade, a Faculdade Martha Falcão (FMF) dará início a partir de amanhã à 13ª Semana do Administrador com o tema ‘Rio+20, Sustentabilidade e as Tecnologias Sociais’.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A programação inicia nesta terça-feira, 06/11, e segue até a próxima quinta-feira, 08/11, das 16h30 até as 22h, no auditório da faculdade, com uma série de palestras, mesas-redondas e Feira de Econegócios para incentivar os alunos a ações de responsabilidade social e ambiental.
O professor da instituição e membro da coordenação do evento, Fernando Paulo Teles, esclareceu que a ideia é mostrar aos discentes qual a importância da Rio+20 e o real significado de sustentabilidade. “São palavras que estão na moda, mas muitas pessoas não conseguem entender seus conceitos ou até mesmo defini-los”, disse Teles.
A Semana iniciará amanhã com duas palestras com representantes da Fundação Getulio Vargas (FGV) ainda a serem confirmados. Eles explanarão sobre recursos humanos e capacitação.
Discussão
A partir da próxima quarta-feira, 07/10, serão realizadas mesas-redondas sobre sustentabilidade, a Rio+20 e as tecnologias sociais. O primeiro palestrante será o coordenador de extensão substituto do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Hugo Guimarães de Mesquita.
O pesquisador desmistificará o conceito de sustentabilidade e exporá a experiência de ter participado de um dos maiores eventos relacionados ao tema, o Rio+20. A segunda palestrante da noite de quarta-feira é a coordenadora de Tecnologia Social (COTS), inserida na Coordenação de Extensão do Inpa, Denise Gutierrez.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) também estará presente no evento na noite da quinta-feira, 8, participando da 7ª Feira de Econegócios. “Essa feira tem por objetivo apresentar aos discentes produtos de empresas com responsabilidade social e ambiental, empreendedores, agências de fomento, organizações de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outras, para que num futuro próximo nossos discentes possam estar aplicando seus conhecimentos na academia ou em empresas”, frisou.
De acordo com Teles, o objetivo da feira é colocar os universitários em contato com as empresas para que eles possam ter uma visão de mercado. “Assim, eles terão uma visão total das áreas em que poderão atuar atrelando isso à sustentabilidade”, esclareceu o professor.
Participarão da Feira de Econegócios empresas com responsabilidade social e ambiental, empreendedores, agências de fomento e organizações de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Amazonas.
Camila Carvalho – Agência FAPEAM