Flores tropicais: mercado que começa a ser desenvolvido no Amazonas


03/03/2015 – A beleza exótica de alpínias, helicônias, bromélias já decoram ambientes ao redor do mundo. Apesar da imensa imposição do verde aos olhares mais externos e desatentos, a paisagem vegetal amazônica esconde uma infinidade de cores e flores, muitas já conhecidas do público apreciador, outras ainda completamente intocáveis. As espécies ornamentais e florísticas tem constituído um nicho de mercado que, embora com produção local incipiente, começa a se desenvolver no Estado do Amazonas, cujo clima é extremamente propício para o cultivo de flores tropicais.

Há seis anos, a agrônoma Arlena Gato é pioneira na produção dessas espécies no Amazonas. Visitamos a fazenda Tucandeira, quilômetro 63 da BR-174, Zona Rural de Manaus, onde Arlena planta flores e folhagens que são vendidas para floriculturas, igrejas e grandes eventos dentro e fora do Estado.

Descobrir as flores tropicais na mata é um exercício de apropriação da floresta e de seus descaminhos. Escondida por entre as folhagens e em lugares pouco pisados pelo homem ocidental, a busca por tais flores é também a busca por olhares mais cuidadosos e internos em relação à paisagem amazônica.

fonte: NOVA AMAZÔNIA